12/03/2024 às 00:56

Um grito no Oscar em defesa do analógico

2min de leitura

O diretor de fotografia de Oppenheimer, Hoyte van Hoytema, pediu aos aspirantes a cineastas que filmassem com filme analógico da "velha guarda" em seu discurso de premiação no Oscar.

Van Hoytema ganhou o Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em Oppenheimer.

Oppenheimer é o quarto filme de van Hoytema com o diretor Christopher Nolan após suas colaborações em Interstellar, Tenet e Dunkirk.

Quando subiu ao palco para receber seu primeiro Oscar, van Hoytema começou seu discurso de premiação do Oscar com um apelo para o formato de filme.

O diretor de fotografia encorajou os cineastas para que se esforcem em filmar com película (filme analógico) — o formato da velha escola favorecido por tradicionalistas como o também vencedor do Oscar, Christopher Nolan.

“Embora eu fotografe muitos comerciais usando câmeras digitais, ainda acredito que o filme é mais envolvente de assistir e está muito mais próximo da experiência visual humana"

Hoyte Van Hoytema - diretor de fotografia

Em seu discurso, van Hoytema elogiou o filme por ser visualmente superior às câmeras digitais, acrescentando que não é tão difícil de operar quanto alguns podem pensar.

Fãs de cinema e fotógrafos foram às mídias sociais para elogiar van Hoytema em seu discurso no Oscar — muitos concordando de todo o coração com o diretor de fotografia.

Van Hoytema trabalhou com uma enorme câmera IMAX, escolhida pelo diretor Nolan, para filmar Oppenheimer. 'Nada supera o filme', define o diretor de fotografia.

Além do amado formato IMAX de Nolan, van Hoytema também usou as câmeras Panavision 65mm usando filmes em cores e preto e branco — este último exigindo que a Kodak fabricasse um novo filme especialmente para Oppenheimer.

O filme Eastman Double-X Black-X em 65mm foi especificamente criado pela Kodak para uso com as câmeras de filme de 65mm IMAX e Panavision System na fabricação de Oppenheimer.

O diretor de fotografia disse ainda que ele e Nolan ficaram surpresos com o quão bonito eram os filmes recém-fabricados da Kodak.

“Nunca vimos nada parecido — muito especial, muito bonito”, diz van Hoytema ao site da Kodak.

"Para todos os aspirantes a cineastas por aí, eu gostaria de dizer, por favor, tente filmar com aquela coisa incrível, nova e moderna chamada película,

Hoyte Van Hoytema - diretor de fotografia

“Ainda não há nada que supere a resolução, profundidade, cor e arredondamento da imagem analógica, nem no sentimento geral que o filme transmite.

“Quando você assiste a uma impressão analógica, especialmente em um teatro IMAX, o nível de impacto é muito inspirador.”

12 Mar 2024

Um grito no Oscar em defesa do analógico

Copiar URL

Tags