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O diretor de fotografia de Oppenheimer, Hoyte van Hoytema, pediu aos aspirantes a cineastas que filmassem com formatos de filme da velha guarda em seu discurso de aceitação do Oscar.
No domingo, van Hoytema ganhou o Oscar de Melhor Cinematografia por seu trabalho emOppenheimer.
Oppenheimer é o quarto filme de van Hoytema com o diretor Christopher Nolan após suas colaborações em Interstellar, Tenet e Dunkirk.
Quando subiu ao palco para receber seu primeiro Oscar, van Hoytema começou seu discurso de aceitação do Oscar com um apelo para o formato de filme.
O diretor de fotografia encorajou os cineastas que se esforçavam para filmar em película — o formato da velha escola favorecido por tradicionalistas como Nolan.
Em seu discurso, van Hoytema elogiou o filme por ser visualmente superior às câmeras digitais, acrescentando que não é tão difícil de operar quanto alguns podem pensar.
"Para todos os aspirantes a cineastas por aí, eu gostaria de dizer, por favor, tente filmar com aquela coisa incrível, nova e moderna chamada película, diz van Hoytema em seu discurso com uma risada.
“É muito mais fácil eles pensarem. E isso faz com que as coisas pareçam muito melhores.”
Fãs de cinema e fotógrafos foram às mídias sociais para elogiar Van Hoytema em seu discurso no Oscar — muitos concordando de todo o coração com o diretor de fotografia.
Van Hoytema trabalhou com uma enorme câmera IMAX, escolhida pelo diretor Nolan, para filmar Oppenheimer. 'Nada supera o filme'
Além do amado formato IMAX de Nolan, van Hoytema também usou as câmeras Panavision 65mm favorecidas por David Lean para o filme de 1962 Lawrence Of Arabia, usando cores e preto e branco — este último exigindo que a Kodak fabricasse um novo filme especialmente para Oppenheimer.
O filme Eastman Double-X Black-X em 65mm foi especificamente criado pela Kodak para uso com as câmeras de filme de 65mm IMAX e Panavision System na fabricação de Oppenheimer.
O diretor de fotografia disse que ele e Nolan ficaram surpresos com o quão “bonito” era o estoque de filmes recém-fabricado da Kodak.
“Nunca vimos nada parecido — muito especial, muito bonito”, diz van Hoytema ao site da Kodak.
“Embora eu fotografe muitos comerciais usando câmeras digitais, ainda acredito que o filme é mais envolvente de assistir e está muito mais próximo da experiência visual humana.
“Ainda não há nada que supere a resolução, profundidade, cor e arredondamento da imagem analógica, nem no sentimento geral que o filme transmite.
“Quando você assiste a uma impressão analógica, especialmente em um teatro IMAX, o nível de impacto é muito inspirador.”